Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MOMENTOS PLUS EM FAMÍLIA

MOMENTOS PLUS EM FAMÍLIA

14
Nov17

Vamos mergulhar nas profundezas dos oceanos numa visita a estes aquários

Oceanário de Lisboa

 Foto: Pixabay


A propósito do Dia Nacional do Mar, que se comemora a 16 de novembro, vamos "mergulhar" nos aquários e conhecer os habitantes dos oceanos. Um programa que miúdos e graúdos vão adorar!

Sabia que...
O Georgia Aquarium, nos Estados Unidos, o maior aquário do mundo, tem mais de 30.000 metros cúbicos de água doce e salgada, ou seja o equivalente a cerca de 30 milhões de litros de água? E que o L’oceanografic, em Valência, Espanha, é considerado o maior da Europa?

Podemos não ter os maiores aquários do mundo, mas temos com certeza os melhores. Desafie a família a visitar um destes 5 aquários em território nacional.

Oceanário de Lisboa
O Oceanário de Lisboa foi considerado o Melhor Aquário do Mundo pela Travelers’ Choice do TripAdvisor em 2017. O Oceanário, que comemorou este ano 19 anos, já recebeu mais de 22 milhões de visitantes de todo o mundo. Na exposição permanente, um aquário central com 5 milhões de litros de água salgada, quatro habitats marinhos criam a ilusão que estamos perante um só aquário.

Aquário Vasco da Gama (Lisboa)
É um dos mais antigos do mundo (foi inaugurado em 1898!) e onde a fauna portuguesa ocupa o lugar de destaque. Também podem ser admiradas espécies animais e vegetais pertencentes aos mais variados grupos zoológicos e botânicos, de água doce, salgada e salobra.

Fluviário de Mora (Alentejo)
O Fluviário de Mora é um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, privilegiando o conhecimento da sua diversidade, importância e relação com a humanidade. Com a água doce como tema transversal a diversas áreas de conhecimento e culturas, a visita a este aquário é um local de sensibilização para cuidarmos desses ecossistemas que albergam uma enorme diversidade.

Sea Life (Porto)
O aquário da região norte tem o único túnel subaquático do país, onde vai ficar cara a cara com os fantásticos tubarões. Acolhe 5.800 criaturas marinhas, pertencentes a mais de cem espécies diferentes, em 31 aquários. Em exibição estão tubarões (de pontas negras, zebra e enfermeiro), raias, cavalos-marinhos e exemplares de peixes tropicais, além de espécies indígenas do rio Douro como os barbos, as trutas, as carpas e os vairões.

Aquário da Madeira
O Aquário da Madeira, situado junto ao porto da vila do Porto Moniz representa os habitats do mundo marinho madeirense. O edifício do aquário está instalado no antigo forte de São João Batista, edificado no ano 1730. O aquário é constituído por 12 tanques de exposição. O tanque mais imponente contém cerca de 500 00 litros de água salgada.