Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MOMENTOS PLUS EM FAMÍLIA

MOMENTOS PLUS EM FAMÍLIA

02
Nov17

Meditação para crianças: para que serve?

Meditação Crianças

 

Muito se tem falado sobre a meditação e os seus benefícios, não só em adultos como também em crianças.

A meditação é uma prática que, através de um conjunto de técnicas, procura treinar o foco da atenção.

A sua origem é muito antiga, remontando às tradições orientais, especialmente ao ioga e budismo.

A meditação pode servir vários objetivos, como focar a mente num único objeto, uma abertura mental para o divino, desenvolver uma determinada qualidade mental como energia, concentração, plena atenção e bondade. E é precisamente neste campo de um maior foco na atenção e na melhoria da concentração que a meditação começou a ser aplicada também às crianças.

Como a meditação pode ajudar as crianças?
De acordo com a Brahmi, Centro de Welness que disponibiliza aulas de meditação para crianças, estes são os benefícios que a meditação pode trazer aos mais novos:

- Conhecer, aceitar e a gerir as suas emoções, promovendo a capacidade de autoregulação e autocontrolo, tornando-se crianças menos reativas;

- Viver no momento presente, libertando ansiedade, expectativa e consequente frustração;

- Reconhecer a necessidade de relaxar e como relaxar, conseguindo usufruir de momentos de relaxamento;

- Utilizar algumas técnicas de respiração com objetivos específicos, regulando assim os estados de cansaço, agitação, agressividade, apatia, etc;

- Aceitar e usufruir de momentos de silêncio, acalmando emoções e pensamentos;

- Treinam e desenvolvem a capacidade de concentração;

- Desenvolvem a sua sensibilidade, criatividade e autoestima;

- Desenvolvem formas de comunicar mais pacíficas, criativas e orientadas para a Harmonia;

- Desenvolvem o sentido da Gratidão;

- Desenvolvem a expressão da sua individualidade e autonomia emocional.

Há livros que podem ajudar os pais a iniciarem-se na prática da meditação em conjunto com os seus filhos. Seguem-se 3 títulos disponíveis sobre a meditação e as crianças:

"Meditação e Relaxamento para Crianças - Um guia prático para pais e professores" - de Persica Autora/Isabel Leal. Conforme a autora refere neste livro, a meditação pode ser praticada em casa, no jardim, na escola.

"52 Meditações para Crianças" - de Susana Guerreiro
Com estas 52 meditações as crianças poderão fazer meditações com os seus familiares, uma vez por semana durante um ano completo. Cada meditação tem um objetivo específico, trabalhar a autoestima, a autoconfiança, a concentração, o autocontrolo, o amor, o bem-estar, a calma, a felicidade e o respeito pelo próximo.

"Meditação Em Ação Para Crianças. Como Ajudar Seu Filho A Lidar Com O Estresse e A Ser Mais Feliz, Gentil e Compassivo" - Susan Kaiser Greenland
A autora apresenta diversas práticas para introduzir a atenção plena no universo das crianças. Passando pela motivação, pela respiração e abrangendo as relações e o comportamento das crianças e adolescentes.