Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

MOMENTOS PLUS EM FAMÍLIA

MOMENTOS PLUS EM FAMÍLIA

02
Nov17

Meditação para crianças: para que serve?

Meditação Crianças

 

Muito se tem falado sobre a meditação e os seus benefícios, não só em adultos como também em crianças.

A meditação é uma prática que, através de um conjunto de técnicas, procura treinar o foco da atenção.

A sua origem é muito antiga, remontando às tradições orientais, especialmente ao ioga e budismo.

A meditação pode servir vários objetivos, como focar a mente num único objeto, uma abertura mental para o divino, desenvolver uma determinada qualidade mental como energia, concentração, plena atenção e bondade. E é precisamente neste campo de um maior foco na atenção e na melhoria da concentração que a meditação começou a ser aplicada também às crianças.

Como a meditação pode ajudar as crianças?
De acordo com a Brahmi, Centro de Welness que disponibiliza aulas de meditação para crianças, estes são os benefícios que a meditação pode trazer aos mais novos:

- Conhecer, aceitar e a gerir as suas emoções, promovendo a capacidade de autoregulação e autocontrolo, tornando-se crianças menos reativas;

- Viver no momento presente, libertando ansiedade, expectativa e consequente frustração;

- Reconhecer a necessidade de relaxar e como relaxar, conseguindo usufruir de momentos de relaxamento;

- Utilizar algumas técnicas de respiração com objetivos específicos, regulando assim os estados de cansaço, agitação, agressividade, apatia, etc;

- Aceitar e usufruir de momentos de silêncio, acalmando emoções e pensamentos;

- Treinam e desenvolvem a capacidade de concentração;

- Desenvolvem a sua sensibilidade, criatividade e autoestima;

- Desenvolvem formas de comunicar mais pacíficas, criativas e orientadas para a Harmonia;

- Desenvolvem o sentido da Gratidão;

- Desenvolvem a expressão da sua individualidade e autonomia emocional.

Há livros que podem ajudar os pais a iniciarem-se na prática da meditação em conjunto com os seus filhos. Seguem-se 3 títulos disponíveis sobre a meditação e as crianças:

"Meditação e Relaxamento para Crianças - Um guia prático para pais e professores" - de Persica Autora/Isabel Leal. Conforme a autora refere neste livro, a meditação pode ser praticada em casa, no jardim, na escola.

"52 Meditações para Crianças" - de Susana Guerreiro
Com estas 52 meditações as crianças poderão fazer meditações com os seus familiares, uma vez por semana durante um ano completo. Cada meditação tem um objetivo específico, trabalhar a autoestima, a autoconfiança, a concentração, o autocontrolo, o amor, o bem-estar, a calma, a felicidade e o respeito pelo próximo.

"Meditação Em Ação Para Crianças. Como Ajudar Seu Filho A Lidar Com O Estresse e A Ser Mais Feliz, Gentil e Compassivo" - Susan Kaiser Greenland
A autora apresenta diversas práticas para introduzir a atenção plena no universo das crianças. Passando pela motivação, pela respiração e abrangendo as relações e o comportamento das crianças e adolescentes.

26
Out17

Tenha medo, muito medo! 8 filmes de Halloween para ver em família

halloween-2809485_1920.jpg

 



Preparem as pipocas, ou os doces mais assustadores que encontrarem, e assistam a um filme de Halloween, de arrepiar.

Para um serão divertido, e ao mesmo tempo de meter medo, aqui ficam 8 sugestões para uma noite de cinema "assustadora"...

A Noiva Cadáver

Noiva Cadaver.jpg

 


Desenrolando-se numa aldeia europeia do século XIX, esta longa-metragem animada narra a história de Victor (voz de Johnny Depp), um rapaz raptado para a Terra dos Mortos e forçado a casar-se com a misteriosa Noiva Cadáver (Helena Bonham Carter), enquanto a sua verdadeira noiva Victoria (Emily Watson) o espera desesperada na terra dos vivos. Embora a vida no Além se revele bastante mais interessante do que a vida chata e regulamentada que levava no mundo dos vivos, Victor descobre que não há nada neste mundo – ou no outro – que o pode manter afastado do seu verdadeiro amor.

Recomendado a partir dos 9 anos

Hotel Transylvania

Hotel Transylvania.jpg

 


Bem-vindos ao Hotel Transylvania, o luxuoso resort do Drácula, onde os monstros e as suas famílias podem viver livremente sem os humanos a incomodá-los. Num fim de semana especial, Drácula convida alguns dos monstros mais famosos do Mundo - Frankenstein e a sua mulher, a Múmia, o Homem-Invisivel, uma família de lobisomens e muito mais - para celebrar o 118º aniversário da sua filha Mavis. Para o Drácula, receber todos estes legendários monstros não é problema - mas o seu mundo pode desabar quando um homem comum aparece no Hotel e se apaixona por Mavis.

Recomendado a partir dos 6 anos

Abracadabra

Abracadabra.jpg

 


Um clássico para o Dia das Bruxas. Três bruxas do século XVII voltam ao presente quando, acidentalmente, os seus insaciáveis espíritos são evocados na noite de Halloween. Banidas há 300 anos por prática de feitiçaria, elas precisam agora de garantir a sua juventude e imortalidade, e estão dispostas a assustar tudo e todos. Mas, antes, terão de vencer três crianças e um gato falante que estão determinados a acabar com os seus planos.

Recomendado a partir dos 10 anos

A Família Adams

Familia Adams.jpg

 


Outro clássico nestas noites. Os Addams são uma inversão satírica do ideal da família americana; um grupo rico e excêntrico, que adora o macabro e que, ao mesmo tempo, não se apercebem, ou não lhes interessa, que outras pessoas os achem bizarros ou assustadores. Além disso, os Addams em qualquer situação de risco, de forma incomum, saiem ilesos, pois acredita-se que até a morte os rejeita.

Recomendado a partir dos 10 anos

Gasparzinho

Gasparzinho.jpg

 


Gasparzinho é um fantasminha amigo que tenta gentilmente assombrar uma mansão no estado do Maine. Ele apaixona-se por Kat, uma humana cujo pai tenta comunicar com os espíritos.

Recomendado a partir dos 7 anos

Monstros: A Universidade

monstros.jpg

 


Desde que o universitário Mike Wazowski era um pequeno monstro, que sonhava em ser Assustador e sabe melhor que ninguém que os melhores Assustadores vêm da Universidade dos Monstros (MU). Mas durante o seu primeiro semestre na MU, os planos de Mike vêem-se subitamente alterados quando conhece o grandalhão James P. Sullivan, "Sulley", um Assustador com um talento natural. O espírito competitivo fora de controlo de ambos faz com que sejam expulsos do prestigiado curso de Sustos da Universidade. Para piorar a situação, eles percebem que vão ter de trabalhar juntos, juntamente com um estranho grupo de monstros inadaptados, caso queiram que as coisas dêem certo.

Recomendado a partir dos 4 anos

ParaNorman

ParaNorman.jpg

 


Uma pequena cidade vê-se cercada de zombies. Quem poderá ajudar? Apenas o incompreendido Norman (Kodi Smit-McPhee), que é capaz de falar com os mortos. Além de zombies, ele terá de lidar com fantasmas, bruxas e, pior que tudo, adultos idiotas, para salvar a sua cidade de uma maldição secular. Mas este jovem que fala com espíritos pode ver as suas atividades paranormais levadas ao limite.

Recomendado a partir dos 6 anos

Frankenweenie

Frankenweenie.jpg

 


Conto sobre um menino e o seu cão. Depois de perder inesperadamente o seu cão Sparky, o jovem Victor recorre aos poderes da ciência para trazer o seu melhor amigo de volta à vida – com uns pequenos ajustes. Ele tenta esconder a sua criação pessoal, mas quando Sparky sai à rua, os colegas de escola de Victor, os professores e a cidade inteira apercebem-se que ter “uma nova pata no mundo dos vivos” pode ter consequências monstruosas.

Recomendado a partir dos 9 anos